o projeto

Em 2022, mais de 147 milhões de eleitores e eleitoras elegerão 1627 representantes para cargos nos Poderes Executivo e Legislativo, tanto em âmbito federal quanto estadual. Especificamente, cada um e cada uma de nós terá que escolher nomes para ocupar 5 cargos: deputada ou deputado federal; deputado ou deputada estadual/distrital; senador ou senadora da República; governador ou governadora e presidente da República. Entretanto, teremos que definir o nosso voto para cada uma dessas funções a partir de dezenas, centenas ou milhares de opções. Desse cenário, surge uma questão: diante uma lista tão extensa de possibilidades, como realizar uma escolha alinhada com valores e projetos que gostaríamos que fossem desenvolvidos em nosso país?

Com certeza essa não é uma resposta simples e esse processo de escolha é atravessado por várias questões conscientes e inconscientes. Mas independente do contexto e das nuances da vida de cada um e cada uma de nós, acreditamos que o acesso à informação clara, contextualizada e construída a partir de fontes confiáveis é uma das variáveis que compõem uma tomada de decisão consistente. E esse foi o ponto de partida que motivou o desenvolvimento dessa plataforma: colocar à disposição informações que contribuam com a participação autônoma e de qualidade.

Como empresa, construímos diariamente nossa trajetória de mais de 42 anos na área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) a partir da crença de que mais do que um direito legítimo, é dever de todo cidadão e toda cidadã atuar na discussão e na formulação de legislações e de políticas públicas. Nesse sentido, acreditamos que uma das formas de viabilizar o envolvimento ético e de qualidade é por meio do desenvolvimento e da manutenção de um canal permanente de interlocução com os poderes públicos. E alguns dos principais esforços que permitem esse trabalho é o monitoramento consistente e a construção de conhecimento que orientará uma participação qualificada e pautada pelos interesses da sociedade.

Esse exercício diário aliado ao fortalecimento e à diversificação do mercado de RIG nos faz refletir de forma mais ampla sobre qual é o nosso papel e a nossa voz nesse ecossistema. Esse processo trouxe e traz questões e percepções que passaram a orientar o nosso planejamento. E uma é fundamental para o nosso propósito como empresa – e como agente no mundo: naturalizar a ideia de que a democracia como um regime de governo nunca está pronta ou acabada. E como forma de poder que tem como origem o povo, ela deve se atualizar de modo constante e estar orientada a garantir os direitos fundamentais e a priorizar a dimensão coletiva da vida em sociedade. Nesse contexto, a participação e a disposição ao diálogo ético e transparente são posturas estratégicas para qualquer um ou qualquer uma de nós, organizados(as) de forma institucional ou não, e para o desenvolvimento e fortalecimento de um regime democrático.

Esse não é um processo simples e ele não tem atalhos. É um exercício diário que envolve a reflexão sobre diversas questões e temas, conhecimento dos canais e das possibilidades de participação, saber onde encontrar informações e quais são os atores envolvidos nas discussões de determinadas agendas e processos. E dessa prática acreditamos que o mais importante é aprender a escutar e estar disposto a construir soluções em conjunto orientadas pela diversidade de nossa sociedade.

Com esse projeto, estamos colocando à disposição parte de nossa experiência no acompanhamento do cenário político brasileiro, construída em mais de 42 anos de atuação a partir dos desafios confiados a nós pelos nossos clientes e da troca com os nossos colegas de profissão. Também estamos materializando nossa convicção de que a participação política que respeite os princípios democráticos é construída a partir de informações consistentes e de qualidade. Ademais, esperamos aprender um pouco mais sobre como continuar contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade digna para todas e todos.

diagrama É sobre o caminho / É sobre pessoas / É sobre todo o processo eleitoral
Nos links a seguir, apresentamos informações mais detalhadas sobre a dinâmica do projeto e da disponibilização das informações.