PDT escolhe a vice-prefeita de Salvador para compor chapa à Presidência

Hoje (05/08), o Diretório Nacional do PDT escolheu a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, para compor a chapa junto a Ciro Gomes na disputa à Presidência da República. Como não conseguiu construir alianças formais com outras siglas, em 2022 será a terceira vez que Ciro disputa a eleição ao Executivo Federal com uma chapa pura, ou seja, com um vice do mesmo partido. Em 2018, quem compôs chapa com o ex-governador do Ceará foi a Senadora Kátia Abreu (TO).

Ana Paula Matos foi escolhida no último dia do período em que os partidos estão autorizados a realizar suas convenções. Outros quadros femininos do PDT chegaram a ser citados como possíveis vices: a deputada estadual Juliana Brizola (RS) e a ex-reitora da USP (Universidade de São Paulo), Suely Vilela.

Além do fato de ser mulher, a escolha de Ana Paula Matos pode representar uma aproximação e abertura de canal de comunicação com o União Brasil, legenda de ACM Neto, candidato do partido ao governo da Bahia.

Antes de o PDT decidir escolher um membro do partido, houve tentativas de consolidar coligação nacional com outras legendas, como o União Brasil e o PSD.

Durante coletiva de imprensa concedida, Ciro Gomes declarou que a escolha de Ana Paula Matos se deu por conta de um conjunto de valores e virtudes. Ciro elencou como atributos pessoais o fato de Ana Paula ser uma mulher negra e de origem humilde. Ciro Gomes ainda declarou que Ana Paula terá participação ativa na coordenação do programa de governo.

Ainda durante a coletiva, Ana Paula se declarou honrada por ter sido escolhida pelo partido para a posição de vice. Ela exaltou o trabalho realizado na área de educação e na promoção de programas sociais. De acordo com a agora candidata a vice-presidente, em eventual futuro governo Ana Paula e Ciro têm a intenção de desenvolver um projeto de desenvolvimento econômico e social.

Perfil de Ana Paula Matos

Ana Paula Matos é professora e servidora concursada da Petrobras. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1998) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001), além de ter pós-graduação em Finanças Corporativas pela Unifacs (2000) e mestrado em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (2002).

Iniciou a trajetória profissional no município como diretora geral de suporte à educação, na Secretaria de Educação.

Ana Paula atua na Prefeitura de Salvador desde 2013. Em 2015, foi convidada pelo então prefeito do município, ACM Neto, para assumir a subsecretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, pasta que tinha como titular o atual prefeito de Salvador Bruno Reis.

Quando Bruno Reis deixou a Secretaria de Promoção Social para ser candidato a vice-prefeito de Salvador na chapa de ACM Neto, Ana Paula Matos foi conduzida para a titularidade da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer.

Em 2017, assumiu a chefia de Gabinete do então vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis. No mesmo ano se tornou secretária Municipal das Prefeituras-bairro e conduziu o exitoso processo de descentralização da administração municipal. Em julho 2019 reassumiu a Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis.

Elaborado pela equipe da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria em 05/08/2022.

compartilhar

Ir para o conteúdo