[Tocantins] Resultado 1º Turno

Ao final da apuração de votos, o resultado foi favorável ao Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Ele foi reeleito com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL).

A decisão em primeiro turno confirmou as projeções das pesquisas de intenção de votos realizadas anteriormente à votação de hoje.

Outro dado interessante do resultado apurado hoje foi o enfraquecimento político da Senadora Kátia Abreu (PP), que além de não ter conseguido se reeleger para novo mandato, viu seu filho, o Senador Irajá (PSD), terminar a eleição com apenas 8% dos votos válidos.

Governador eleito: Wanderlei Barbosa Castro tem 58 anos e exerce atualmente o cargo de governador do estado do Tocantins. Em 2018, foi eleito vice-governador do estado, mas em razão da renúncia do governador titular eleito, Mauro Carlesse, Barbosa foi empossado em março de 2022. Ademais, foi eleito deputado estadual do Tocantins em 2010, vereador de Palmas (TO) em 1996 e vereador de Porto Nacional (TO) em 1988. Tem como vice Laurez Moreira, advogado e político de extensa atuação no estado do Tocantins. Durante a campanha deste ano, declarou apoio à Professora Dorinha (UB) no senado.

Vice-governador: Laurez da Rocha Moreira tem 65 anos, é formado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (GO) e é filho de Juarez Rodrigues Moreira, ex-vereador do município de Dueré (TO). Seguindo os passos de seu pai, Laurez foi eleito vereador de Dueré (TO) em 1982, eleito deputado estadual em 1994 e duas vezes deputado federal pelo Tocantins em 2006 e em 2010. Além de exercer cargos no legislativo, foi também prefeito de Gurupi (TO) por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2020. Quando na Câmara, foi titular da CDU, da CDEICS, da CINDRA e da CVT. Em 2003, recebeu a Ordem do Mérito do Estado do Tocantins.

Senado Federal

Em uma disputa que vinha se mostrando acirrada até dias antes das eleições, a hoje Deputada Professora Dorinha (União) foi eleita para representar o Tocantins no Senado pelos próximos oito anos com 50,42% dos votos. Kátia Abreu (PP) ficou em segundo com 18,50%.

Maria Auxiliadora Seabra Rezende, conhecida como Professora Dorinha, tem 57 anos, é professora formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestra em Educação Escolar Brasileira pela mesma instituição.  Anteriormente, foi Secretária da Educação e Cultura do estado do Tocantins durante 1998 e 2009. Foi eleita deputada federal em 2010, sendo reeleita em 2014 e em 2018. Ao longo de seus mandatos, Dorinha votou favoravelmente ao impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, se opôs à PEC do teto de gastos públicos e corroborou com a Reforma Trabalhista. Além disso, foi contra a investigação do ex-presidente Michel Temer (MDB). Durante a campanha deste ano, declarou apoio à reeleição do atual governador do Tocantins Wanderlei Barbosa (PRB).

Elaborado pela equipe da Umbelino Lôbo em 02/10/2022.

compartilhar

Ir para o conteúdo