[Rondônia] Disputa Eleitoral

Em continuação ao período das sabatinas e entrevistas com os candidatos ao governo de Rondônia, a RedeTV e a Record promoveram momento de exposição das propostas de governo. No dia 09/09 (sexta-feira), a RedeTV sediou debate que contou com a participação dos nomes: Pimenta de Rondônia (PSOL), Marcos Rogério (PL), Comendador Val Queiroz (AGIR), Coronel Marcos Rocha (UNIÃO), Daniel Pereira (SOLIDARIEDADE) e Léo Moraes (PODEMOS). Já a Record optou por realizar entrevistas individuais com cada um dos elegíveis até o dia 20/09. Os candidatos aproveitaram para expor mais sobre suas propostas de governo e alavancar suas candidaturas. Nesses encontros, os destaques ficaram com Daniel Pereira (PT), Coronel Marcos Rocha (UNIÃO) e Marcos Rogério (PL), que são as 3 principais personalidades da eleição.

Marcos Rogério (PL), grande apoiador de Bolsonaro (PL), descreveu suas propostas para a infraestrutura e melhoria dos serviços básicos. A ideia para o primeiro tema é conseguir melhorar as rodovias do Estado, com a pavimentação de anéis viários e de ruas, melhoria da mobilidade por meio da diminuição do tráfego pesado nas avenidas e a realização de conexão entre rodovias. No tema de saúde, o objetivo é aplicar o programa “Saúde Já”, que buscará diminuir as filas para atendimento nos hospitais públicos, fazendo uma conexão entre estados, municípios e rede privada. Por fim, no que tange à segurança pública, a proposta é diminuir a violência com a implementação de batalhões de polícia rural e com o aumento de policiais nas ruas.

Já o Coronel Marcos Rocha (UNIÃO), atual Governador do Estado e aliado de Bolsonaro (PL), aproveitou o momento para destacar os projetos que terão prosseguimento em caso de sua reeleição e ressaltar algumas iniciativas já feitas. O candidato alegou que continuará investindo na educação ambiental do Estado, oferecida através da própria Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM). Já no tema da saúde, o candidato pretende reconstruir e reformar hospitais públicos. Além disso, foi proposta a criação de um grande ginásio referencial no estado para receber eventos esportivos de grande porte e festivais de entretenimento. Ademais, ressaltando os feitos de sua gestão, Coronel Marcos trouxe a inauguração de dez poços artesianos pelo estado, que está levando água tratada para a população.

Por fim, Daniel Pereira (SOLIDARIEDADE), companheiro de chapa de Lula (PT), iniciou seu discurso com a pauta de segurança pública. Segundo o candidato, será reformulado o batalhão CPA, alterando a gestão para que o comando geral possa fazer a segurança da população. O principal destaque de sua participação foi a defesa das minorias sociais e dos direitos humanos. O candidato ressaltou que é necessário acabar com preconceitos.

O ex-governador Ivo Cassol (PP), empresário do ramo do agronegócio e que vinha se destacando nas pesquisas eleitorais, optou por retirar sua candidatura. Ivo estava esperando o julgamento do STF que decidiria sobre a possibilidade de manter sua candidatura. Todavia, o empresário retirou seu nome do processo eleitoral antes da decisão final oficial.

Foi divulgada nova pesquisa eleitoral. O atual governador, Coronel Marcos Rocha (UNIÃO), se mantém em primeiro lugar para a reeleição:

Para o Senado, o cenário permanece estável.

Artigo elaborado pela equipe da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria em 15/09/2022.

compartilhar

Ir para o conteúdo