PSB indica Alckmin para ser vice na chapa com Lula

Hoje (08/04), Lideranças do PT e PSB anunciaram a formalização da indicação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para composição na posição de vice-presidente da chapa a ser encabeçada pelo ex-presidente Lula. O evento, realizado em São Paulo, reuniu os presidentes do PT e PSB, respectivamente, Deputada Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira, além de outras lideranças de ambas as legendas.

A chapa presidencial deverá ser oficializada entre julho e agosto, quanto ocorrerão as convenções partidárias. O prazo final para registro dos candidatos que concorrerão às eleições de 2022 junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 15 de agosto. No dia seguinte, 16, inicia-se, formalmente, o período de campanha eleitoral, quando os partidos e candidatos poderão realizar comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas.

Com a formalização da indicação de Alckmin, a expectativa é que o ex-governador de São Paulo participe de viagens pelo País divulgando posicionamentos políticos. Aliados de Alckmin defendem que o paulista priorize os estados da região Sul e Sudeste, locais onde a intenção de votos no Presidente Jair Bolsonaro (PL) está mais consolidada e a diferença entre ele e Lula é menor. O principal papel de Alckmin como vice-presidente na chapa de Lula é atrair o eleitorado de centro.

Entretanto, a corrida eleitoral deverá ser árdua apesar do potencial e da competitividade de uma chapa formada por duas lideranças tradicionais do País.  Atualmente, as pesquisas de intenção de voto mostram sinais de recuperação da popularidade do Presidente Bolsonaro, candidato à reeleição.

Durante o evento, Lula declarou que após a formalização da chapa o PSB participará ativamente do programa de governo e da interlocução com setores da economia e sociedade civil. Em carta do PSB assinada pelo presidente da legenda e endereçada a Lula, Carlos Siqueira defende que a indicação do ex-tucano a vice não deverá se limitar ao aspecto eleitoral e que será pautada pela dimensão programática e de defesa da democracia.

Elaborado pela equipe da Umbelino Lôbo em 08/04/2022.

compartilhar

Ir para o conteúdo