Convenções Partidárias

O cenário da disputa eleitoral é composto por algumas variáveis, dentre elas as datas estabelecidas pela legislação para que determinadas decisões sejam realizadas. No início de abril, o prazo para alteração e definição das legendas e dos domicílios eleitorais pelos quais os potenciais candidatos pretendem concorrer a algum cargo foi encerrado. Com a composição das siglas definidas, as negociações em torno de apoios e coligações regionais e nacionais e dos nomes que disputarão os cargos se intensificaram. Esses nomes deverão ser oficializados entre o final de julho e início de agosto pelas legendas em suas convenções partidárias e registrados perante a Justiça eleitoral até o dia 15 de agosto.

Uma convenção partidária é a reunião dos filiados de um partido político com o intuito de debater e deliberar sobre questões internas ou, como ocorrerá esse ano, oficializar os candidatos que concorrerão a algum cargo em disputa pela legenda. De acordo com o calendário eleitoral, elas ocorrerão entre os dias 20/07 e 05/08 e o seu resultado deve ser encaminhado à Justiça eleitoral. Você encontra mais informações sobre as convenções na seção Legislação do nosso site.

Abaixo, você confere a previsão das datas para a realização das convenções nacionais dos partidos que pretendem lançar candidatos à Presidência da República.

Artigo elaborado pela equipe da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria em 13/07/2022.

compartilhar

Ir para o conteúdo